segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Era uma vez uma mulher chamada Zoraide Camargo Sampaio

Ao escrever neste ipad lembro-me de minha mãe, para quem todo pedacinho de papel, mesmo de embrulhar pão, era um material precioso. Sempre com um lápis por perto nele deixava um "recadinho" para um filho ou neto, um poema que lembrava um momento de sua vida, um pensamento alegre pela visão da beleza de uma forma, do canto de um pássaro ou das cores da natureza. Enfim, o lápis e o papel eram o seu instrumento para registrar a sua comunhão com o mundo, com as pessoas, com a vida.
Imagino mamãe com um ipad! Seria sua felicidade completa ter o mundo nas mãos; ter seus filhos, netos e bisnetos ( já tinha três tetranetos quando faleceu com noventa e seis anos), por mais distantes que estivessem, ao alcance de seus olhos e poder com eles trocar idéias em tempo real. Poder ler tudo que desejasse sem correr bibliotecas e livrarias (quase acabou com minha coleção de Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Júlio Ribeiro, 1826).
Zoraide, os prêmios e as honras que você recebeu do país e méritos da igreja, foram menos do que o exemplo que nos deixou pelas decisões, coragem e alegria que marcaram sua vida. Meu amor e admiração são tão grandes hoje como o foram quando estava conosco.
Tenho a certeza que meu sentimento e minhas palavras refletem, tal vez nem tudo, o que todos os seus descendentes desejariam falar( com exceção de Leny que não está mais conosco mas que assim sempre demonstrou pensar).
Nesta homenagem quero incluir nossos amigos, as famílias dos maridos de suas filhas e de seus netos que ela sempre admirou e quis bem.
Obrigada ao nosso Deus e a você, mamãe, por sua vida e pela vida que nos deu.

5 comentários:

  1. Que saudades vó Zô....Beijos onde vc estiver...está melhor que nós com certeza....

    ResponderExcluir
  2. Que delicia lembrar através de suas palavras essa incrivel mulher que viveu muito pra frente de sua época! Bjs e adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Vó! delicioso este seu texto. Eu adoro quando voce conta com o seu jeito maravilhoso de escrever, coisas da sua vida. Espero ansiosamente por mais "causos" . Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Vó, mais um lindo post!! Que delícia relembrar minha madrinha pelas suas palavras. Beijos, te amo.

    ResponderExcluir
  5. Luana Guedes11/12/2012, 18:15

    Colocou em poucas palavras a essencia da bisa...
    Incrivel como o cerne precisa de pouco para ser descrito ;-)
    Beijos, vó!

    ResponderExcluir

 
;